‘O Quinze’ ganha edição em braille

oquinze arte
Traço de Shiko para a obra de Rachel de Queiroz (Divulgação)

O romance “O Quinze”, da escritora Rachel de Queiroz, ganhou uma edição em braille. A nova versão do clássico da literatura cearense está disponível na Biblioteca Pública Espaço Estação, na Praça da Estação, no Centro de Fortaleza. Segundo o portal G1, a 77ª edição da obra foi enviada para a capital cearense pela Fundação Dorina Nowill para Cegos, de São Paulo.

Em seu romance de estreia, Rachel de Queiroz narra a tragédia da seca no nordeste brasileiro. A estiagem caracterizou, há exatos 100 anos, um dos piores períodos do sertão brasileiro, resultando no aumento da miséria. Lançada em 1930, a publicação foi escrita quando Rachel tinha apenas 19 anos. A narrativa forte chamou atenção da crítica e do público.

A edição especial ganhou um tratamento diferenciado da Editora José Olympio. Além de capa dura, o livro de 168 páginas recebeu um prefácio inédito da escritora brasileira Nélida Piñon, que já presidiu a Academia Brasileira de Letras.

O-Quinze“A trajetória da autora, até o seu desaparecimento, esteve sempre presente nos momentos constitutivos da história recente do Brasil. Precoce na arte de criar, desde menina, ainda no Quixadá, Ceará, onde nasceu, pressentiu quem éramos, e de que males o país padecia”, disse Piñon na introdução do livro.

A obra renovou a ficção regionalista brasileira, tornando-se de referência para títulos do gênero anos depois.

Os livros entram para o acervo em braille de mais de 1.500 publicações na Biblioteca Pública. O equipamento funciona de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas, e aos sábados, das 8 horas às 18 horas. A entrada é gratuita.

Quadrinhos

O ilustrador paraibano Shiko retratou o cenário da obra com seu traço realista para uma adaptação para os quadrinhos. A editora Ática publicou a HQ em 2012, como parte de uma coleção de paradidáticos escolares. Os desenhos foram destaque no festival de Lyon, na França.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s